(67) 98438-1299 Segunda a Sexta 9:00 - 19:00
#AULA1 O QUE TE IMPEDE DE LANÇAR O SEU CURSO ONLINE?
O que nos impede de lançar um curso online

#AULA1 O QUE TE IMPEDE DE LANÇAR O SEU CURSO ONLINE?

#LIÇÃO 1 – O QUE TE IMPEDE DE LANÇAR SEU CURSO ONLINE?

Olá sou Patricia Rodrigues, especialista em educação a distância, trabalho com EAD desde 2005 e nesta série vou te ensinar os primeiros passos na criação de seu curso online. Ao final de cada uma você terá uma atividade a fazer. Pegue papel e caneta e anote os principais assuntos abordados.

Nesta primeira aula vou falar dos fatores que nos “impedem” de dar o PRIMEIRO PASSO, sobre ORGANIZAÇÃO E MÉTODO.

Vamos lá?

Então vamos começar falando sobre as ATITUDES LIMITADORAS.

A primeira delas, sem dúvida alguma, se chama PROCRASTINAÇÃO, que nada mais é, ADIAR AS TAREFAS…

Eu mesma adiei várias vezes, MESMO meus alunos, parceiros e amigos me pedindo para lançar cursos, palestras ou vídeos específicos… Infelizmente, isso é comum, e a maioria das pessoas sempre acaba deixando as coisas para a última hora alguma coisa!

E você já ouviu falar em CRENÇA LIMITANTE?

Uma CRENÇA é um estado mental em que a pessoa acredita SEM NENHUM QUESTIONAMENTO de que é algo seja verdade (mesmo que isso não tenha nada a ver com a realidade em si). Neste estado ela envia sinais para o cérebro, sem deixar nenhuma dúvida. Se você acredita em possibilidades, é isso que você encontrará em seu caminho. Se você acredita em limitações, sua vida poderá se tornar SEM FOCO E LIMITADA.

E o que isso tem a ver com o desafio de criar um curso online? TUDO!

Eliminando essas crenças limitadoras vai ser muito mais fácil atingir seus OBJETIVOS e assim, construir o SEU PRIMEIRO CURSO ONLINE!

 “Não consigo”, “Isso não é para mim…” “amanhã eu começo” “será que vai dar certo”- são algumas CRENÇAS LIMITANTES e você precisa identificar quais as CRENÇAS NEGATIVAS que você tem.

Olha só: SABOTADORES são todas as frases que você fala para si mesmo, fortalecendo a sua Crença Limitante. Chamamos de Sabotadores por fazerem você acreditar em algo que não é verdade! Quer exemplos?

“Eu não consigo”, “eu sou fraco”, “Isso não é para mim”, “não nasci para ter sucesso”, “isso dá certo para os outros”…

E COMO eliminar suas Crenças Limitante e atingir seus objetivos de forma plena e mais rápida? Aqui vão três passos:

1- Identifique sua crença – o que você ouvia quando criança de sua mãe, pai, amigos, professores e que PERMANECEM em sua mente até hoje? Como elas impactam sua vida?

2 – Faça questionamentos reais – será que isso é verdade?

3 – Substitua a crença limitante por uma positiva. “Eu posso” “Eu consigo” “Eu mereço” “Me dedicando, vai dar certo”… Eu acredito em você. E VOCÊ?

Outro assunto que quero abordar aqui é no que se refere a ORGANIZAÇÃO E TEMPO. Como EU FAÇO:

Geralmente no fim de semana, faço uma lista de tarefas da próxima semana. TODAS as coisas que preciso fazer. Tanto pessoal como profissional.

– Depois, organizo as tarefas por prioridades: urgentes e importantes.

– Distribuo minhas tarefas em 70% de meu horário comercial, de segunda até quarta-feira, priorizando as urgentes. Quinta e sexta-feira, destino para os famosos “imprevistos” e/ou para aquelas tarefas que ficaram “para depois”, ou seja, que não consegui terminar antes .

– Obviamente, toda regra tem uma exceção: alunos de mentoria e grupos de Imersão, por exemplo, são prioridades, atendo de segunda a sábado.

Geralmente, dizemos que nos falta tempo para nos dedicar a alguma atividade quando, na verdade, o que nós queremos dizer é que não PRIORIZAMOS TAL OBJETIVO. Ora, se você tem o objetivo de emagrecer ou cuidar da saúde com certeza vai arrumar tempo para prática esportiva, não vai? Se decidiu fazer uma pós-graduação, muito provavelmente vai dedicar algum tempo para os estudos. Não é assim?

E por que não se dedicar em um NOVO PROJETO PROFISSIONAL? Por que não aproveitar o seu conhecimento para empreender online?

Eu confesso que há tempos atrás, pensasse em trabalhar em casa. Até julho de 2005, vivia na correria de gravações de programas de TV, comerciais em minha produtora. Após esta data, assumi o cargo de diretora artística da UNIDERP Interativa, e atuando na educação a distância percebi esta nova possibilidade, de lançar meu próprio curso online e também dar consultorias em outras instituições, presencialmente e a distância. Em 2010, comecei a atuar oficialmente como consultora e mentora em EAD, Marketing e Audiovisual.

E CONFESSO: FOI A MELHOR COISA DA MINHA VIDA!

Os desafios são muitos: mas a liberdade que você conquista, trabalhando de onde quiser e a hora que quiser, é fascinante!

MAS COMO FAZER ISSO?

Com um método. Um passo a passo.

Que tal dar o primeiro passo?

Dedique um tempo para esta série: uma hora após a leitura será suficiente para você começar a desenhar o seu projeto de curso online.

Coloque agora no papel assuntos que você ame e que você domine.

Pense em temas que tenha a ver com você, que você ENTENDA, CONHEÇA, para um público específico, ou seja, para um nicho e sub nicho: exemplo: curso de doces rápidos e práticos para quem está começando na cozinha. Veja; um curso de COMO FAZER DOCES de forma simples para NÃO ENTENDE NADA DE COZINHA. E por aí vai…

“ Ahhh Patricia, não sei!” Tudo bem se não souber agora. Mas não se esqueça que essa é a sua primeira tarefa. Se não vier nada em sua mente, relaxe…leia, vá ao cinema, dê uma volta ao parque, shopping, navegue na web, observe….mas não se esqueça de pegar um papel e caneta na mão e começar a rabiscar…não faça no computador por que esta é uma atividade para exercitar a criatividade.

Bem, essa foi a lição 1. Lembre-se que é fundamental você fazer este exercício, de colocar no papel a sua ideia de tema. Na próxima lição, vou te ensinar a pesquisar sobre o tema que você escolheu e saber o real interesse das pessoas pelo curso que você propõe desenvolver.

Ah! Paralelamente a isso, criei um grupo no WhatsApp com o objetivo de tirar dúvidas e enviar conteúdo EXCLUSIVO sobre criação e venda de curso online, produção de vídeos e videoaulas. Para solicitar ter acesso, segue o link do grupo: http://bit.ly/whatspatriciaead

Um grande abraço e até a próxima!

Profa. Patricia Rodrigues

Deixe uma resposta

Fechar Menu