(67) 98438-1299 Segunda a Sexta 9:00 - 19:00
10 formas de se preparar para a gravação de videoaula.
10 formas de se preparar para o video

10 formas de se preparar para a gravação de videoaula.

Por Patricia Rodrigues

1- Estude bem o assunto.
Não é possível apresentar uma videoaula de forma segura e sem nervosismo se você não dominar o assunto. Por isso, estude, aprofunde seus conhecimentos, pense nas possíveis dúvidas que os alunos terão acerca do assunto.


2- Prepare um roteiro.
Estruture sua fala por meio de um roteiro. Ele pode ser até mesmo um slide (ppt) ou um mapa mental.


3- Três, dois, um: Ensaie!
Ensaiar sua fala é fundamental não só para você se perceber no vídeo, mas também para saber se o tempo da gravação está dentro do que foi estipulado. Pode ser que depois do ensaio você descubra que vai ter que cortar alguns pontos de sua apresentação para adequar ao tempo previsto, ou não.


4- Prepare sua gravação: isso se chama pré-produção.
Se organize previamente para uma gravação: vai gravar ao ar livre? Em estúdio? Será utilizado chroma key? Que tipo de roupa devo vestir? Estas informações deverão ser obtidas com a equipe de produção de vídeo e TV. Por isso, é necessária uma breve reunião com estes profissionais para apresentação de suas ideias, para uma adequada pré produção, minimizando os riscos de “imprevistos”.


5 – Gravando!
Não há motivo para nervosismo, afinal de contas você domina o assunto e já ensaiou, não é mesmo?
Controle sua ansiedade respirando longamente, prendendo a respiração durante 5 segundos e soltando lentamente pela boca. Faça este exercício minutos antes de sua apresentação. Não se preocupe em querer interpretar. O mais importante é o conteúdo de sua mensagem.
Neste vídeo você encontra algumas dicas sobre voz e fala e três recursos da voz que vão deixar sua fala super natural. Clique aqui!


6 – Edição
Ilustre sua videoaula com imagens, sons, textos, de forma coerente com sua fala. Quanto mais dinâmica, mais interessante e didática será para seu aluno.


7 – Revise o conteúdo antes da publicação
Após a edição da videoaula, revise-a. Seja autor (a) e revisor (a)de sua própria videoaula.


8 – Avaliação
Aproveite este momento para analisar os pontos fracos e fortes de sua apresentação e também a produção audiovisual como um todo. Escute a opinião dos profissionais de produção de vídeo e TV e, se possível, peça feedback aos seus alunos também.


9 – Não pare por aí!
Grave-se mais, prepare mais roteiros, assista outras videoaulas. Aprimore-se na técnica de produção de videoaulas.


10 – Aproveite as dicas e tire suas dúvidas!
Quer falar sobre videoaulas? Inscreva-se em meus canais no YouTube, Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram e aqui, em meu site patriciarodrigues.com.br


Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica a respeito deste ou outro material, entre em contato comigo pelo WhatsApp +55 (67) 98438-1299 ou e-mail contato@patriciarodrigues.com.br


Um grande abraço e até a próxima!


Cordialmente,
Patricia Rodrigues
WWW.patriciarodrigues.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu