De PIBID/UFPR
No dia 4 de maio, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) promoverá o II Workshop de Novas Tecnologias aplicadas à Educação. O evento acontecerá no Centro Politécnico e no Setor de Ciências Aplicadas da UFPR, em Curitiba-PR. Integram a programação discussões e oficinas abordando os mais variados assuntos referentes à maneira como as novas tecnologias podem ser utilizadas para promover e qualificar as práticas educacionais.
A programação terá início às 8h15, no Auditório de Ciências Sociais Aplicadas, com uma mesa redonda abordando “As Potencialidades pedagógicas das tecnologias”, contando com a participação dos professores Gilberto Lacerda dos Santos (UNB), Stela Piconez (USP), Glaucia de Silva Brito (UFPR) e Nuria Pons (UFPR), que será mediadora do debate.
As oficinas vão ocorrer a partir das 14:00 no Centro Politécnico e no Setor de Ciências Aplicadas. Seguem os temas das oficinas e os docentes que vão realiza-las:
Renata Aquino (PUC-SP) O Uso de Tablets na Educação.
Monica Manda (PUC-SP) Web Rádio na Escola.
Neli Maria Mengali / (PUC-SP/SEED-SP) Comunidades de Prática e S-Mobile: Olhares para integrar os recursos computacionais no currículo educacional e avaliar os níveis individuais e coletivos no aprendizado social.
José Erigleidson (Mackenzie) Blogs na Educação.
Débora Sebriam (Centro Ed. Pioneiro) REA: Recursos Educacionais Abertos.
Patrícia Rodrigues (Teleaulaead) Corpo e Voz na Teleaula: Cuidados para Ministrar Aulas em Vídeo.
Maysa Brum Bueno (PUC-GO) Redes Sociais Digitais em Educação.
Cláudio Martin Rocha (UFPR) Usos da Lousa Digital.
Valdeni Franco (UEM) Geometrias Não-Euclidianas em Ambiente de Geometrias Dinâmicas.
Mirna Tonus (UFU) Fazendo Webjornalismo na Escola.
O PIBID é um programa mantido e gerenciado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes. Desde 2010, está implantado na UFPR, vinculado à Coordenadoria de Políticas de Formação de Professores da PROGRAD. Visando o incentivo e a melhoria da formação de professores para a educação básica pública, conta hoje com 16 cursos de licenciatura participantes na UFPR.