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Tendências para o Marketing Digital em 2014 Fonte: Mundo do Marketing

Fonte: Mundo do Marketing

O cenário é de incertezas para 2014, com mudanças cada vez mais rápida e novas ferramentas e negócios surgindo a cada dia, o Marketing Digital precisará de criatividade e um pouco de jogo de cintura para se adaptar aos cenários que se apresentarão. Enquanto algumas tendências acontecem rapidamente, outras levam anos para se consolidar. Isso exige adaptação das marcas, ao mesmo tempo que se preparam para novas inovações que não têm hora marcada para acontecer. “Existem várias coisas que vão acontecer, mas não podemos afirmar se será em 2014 ou 2015, por exemplo. Quem está antenado a todas essas ideias estará melhor preparado quando elas se concretizarem”, explica Martha Gabriel, autora do best seller “Marketing na Era Digital”, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Nas redes sociais, haverá uma maior fragmentação de plataformas, a exemplo do que já acontece em outras mídias. Um ponto que deve ganhar maior destaque é a integração com o mobile e com recursos de realidade aumentada. “O Brasil já começou a ser mobile em 2011, mas aquilo ainda era a ponta do iceberg. Hoje o cenário está mudando, pois as bandas de acesso estão melhores, há uma cultura maior de uso de aplicativos, ou seja, no geral há um grande amadurecimento deste mercado e isso gera novas oportunidades”, afirma Martha.

No mobile, haverá um fortalecimento da data economy, ou economia dos dados, que envolve big data, ferramentas de segmentação e data mining. “Temos visto um grande aumento da oferta de ferramentas e serviços para a programação no Marketing. O tempo real será cada vez mais importante. Isso muda até mesmo o comportamento das pessoas, que já não conseguem mais tempo para pensar no passado ou no futuro. O presente se tornou muito denso, todos estão sobrecarregados de informação e isso abre espaço para negócios baseados na economia criativa, por exemplo”, conta.

As plataformas colaborativas e baseadas em crowdsourcing devem ganhar mais espaço no próximo ano. Mas para isso, será necessário um amadurecimento por partes das marcas, que precisam criar modelos mais profissionais e que utilizem a força social das novas tecnologias para engajar os seus consumidores e fãs. “Outra tendência que percebo claramente é a sustentabilidade. Ela é um reflexo direto dos outros pontos que elencamos e está cada vez mais forte. Precisamos cuidar do planeta e da espécie humana, o que cria novos formatos como consumo compartilhado, ou mesmo a ideia de asset light, que indica que as pessoas terão cada vez menos bens físicos, pois praticamente tudo estará no formato digital”, explica.

Em cada uma das macro tendências se desdobra em dezenas de outras menores. E quanto mais estas áreas estão interligadas, mais o cenário se torna complexo, exigindo novos conhecimentos e habilidades. “Quanto mais complexo é um cenário, mais sofisticadas são as necessidades em termos de pessoas para lidar com ele, e mais dependemos uns dos outros. Por isso as grandes características da era digital são  a colaboração e multidisciplinaridade. E não colaboramos porque somos bonzinhos, mas por uma questão de sobrevivência”, comenta Martha, em entrevista.

Assista a entrevista completa em http://www.mundodomarketing.com.br/tv/entrevistas/134/tendencias-para-o-marketing-digital-em-2014.html  

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