Por Patricia Rodrigues
Professor,
Estamos há 4 meses trabalhando home office, ensinando por meio de aulas remotas emergenciais.
Eu não sei o que acontece com você quando você liga o seu computador e faz uma live ou uma videoaula.
Não sei como você se sente frente a sua webcam ou gravando pelo seu celular.
Mas provavelmente você já deve ter tentado alguma coisa que não deu certo…
E tentar fazer algo e não conseguir é muito frustrante. Mas isso é normal, tudo bem, afinal de contas em sua formação não te ensinaram a lecionar frente a uma câmera…
O que vou te explicar pode mudar um pouco a sua história… ou pela menos, a sua próxima gravação.
Trabalho com formação de professores para atuação em videoaulas desde 2005. De lá para cá, acompanhei mais de 2.000 professores. Durante este tempo consegui identificar 3 motivos que impedem alguns professores de gravar videoaulas:
✅ Motivo 1: Medo do julgamento alheio: “o que vão pensar de mim?”
✅ Motivo 2: Não se sentir à vontade frente as câmeras.
✅ Motivo 3: Não gostar do que vê ou ouve: sua imagem ou voz.
Estes são apenas alguns. Digamos, os principais. Outros também muito comuns são:
✔️Não saber como se portar frente as câmeras.
✔️Não saber roteirizar o conteúdo, ou seja, transformar sua aula em vídeo, etc…
Se você se vê em algumas destas situações, precisa saber que:
🔴 Planejar e ensaiar sua videoaula antes de gravar “valendo” vai te deixar mais seguro frente a telinha. Use o celular, câmera do seu computador, exercite esta nova prática.
🔴 É preciso assistir-se. Avalie os pontos positivos e os que devem ser melhorados.
🔴 Organizar seu conteúdo previamente de preferência, em pequenos temas de 3 a 5 minutos. Não se esqueça de mencionar outros materiais didáticos para aprofundamento do assunto, como livros, pdf, hiperlinks e atividades.
🔴 Escolher uma ferramenta por vez para aprender, a que possa te ajudar no trabalho de gravação neste momento. Eu, por exemplo, sou muito prática, não tenho tempo (muito menos paciência!) de editar minhas videoaulas e, por isso, recorro ao OBS em 80% das vezes: O OBS é um software gratuito onde, ao mesmo que estou gravando, insiro slides e vídeos. Em tempo real, sem necessidade de edição.
Na produção de videoaulas, alguns professores conseguem ‘destravar” mais rápido, outros, mais devagar. Mas tudo é possível quando você quer. Ao longo destes anos, não conheci um só professor que não conseguiu quando verdadeiramente quis superar este desafio.
Por isso, tenho a honra de convidar você a participar do meu curso online Formação Docente em Videoaulas – Método VT EAD. Um programa completo, de 100 horas, composto de 5 fases, que tem como objetivo qualificar profissionais para apresentação e produção de videoaulas, desenvolvendo conhecimentos e técnicas para construção e utilização da produção audiovisual na EAD.
Não importa em que momento você está, se está começando ou se é já é um professor atuante. O diferencial deste programa é que, ao término, EU MESMA vou avaliar a sua videoaula e te entregar um relatório com 15 aspectos analisados e avaliados referentes a sua apresentação.
Para saber mais e fazer sua inscrição acesse: https://patriciarodrigues.com.br/formacao-docente-2/
De qualquer forma, não pare. Não desista.
Precisamos de você, professor!
P.S – > A foto do post é o registro de um momento especial, entrevistando a profa. Dra. Nara Sgarbi , amiga e também apaixonada pela educação 🥰
Muito bom! Você se apresentou, forneceu um contexto, apresentou as principais dificuldades e ofereceu solução. Arrasou como sempre. Quero fazer o curso. Bjus
Quando quiser! Você é minha convidada de honra! Beijos profa. Ivete!